About

Popular Posts

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mamão e os seus benefícios para a saúde

Mamão e os seus benefícios para a saúde


O mamão, além de ser muito saboroso, é uma excelente fruta para quem quer ter uma melhor saúde.
Excelente para quem quer soltar o intestino, o mamão pode proporcionar diversos benefícios para a saúde humana. Com diversas enzimas que dissolvem as proteínas ingeridas e com fibras que ajudam a evitar a prisão de ventre, é aconselhável a ingestão de mamão todas as manhãs para quem sofre de intestino preso.

O mamão também auxilia no combate conta a sinusite e é ótimo para a redução do mau colesterol. Este fruto possui uma enzima conhecida por papaína, que auxilia no processso de cicatrização e sua quantidade enorme de fibras, juntamente com a prática constante de atividades físicas, ajudam na redução do mau colesterol presente nos vasos sanguíneos.

Ele também é importante para o combate contra o câncer de colo, para a melhora da saúde óssea, para o combate contra doenças na vesícula biliar, além de ajudar no combate contra doenças cardíacas.
A ingestão diária de mamão pode nos proporcionar anos a mais de vida.

Confira os beneficios do mamão:

1. Bom para o intestino. Essa é a propriedade mais conhecida do mamão. Ele possui enzimas que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. Tudo que possui fibras evita a prisão de ventre.

2. Alivia os sintomas da sinusite. De acordo com a Health, um estudo alemão mostrou que o mamão possui uma enzima chamada bromelina que ajuda reduzir o muco e a inflamação. Inclua a frutinha em sua salada de frutas!

3. Bom para reduzir o colesterol. 
 É uma excelente fonte de fibras e se for associado a uma alimentação saudável e com a prática de exercícios pode contribuir para a redução do colesterol.

4. Melhora a saúde óssea. Devido ao fato de ter ácido fólico (derivado da vitamina B) que ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose relacionada, segundo a revista Health.

5. Livre do câncer do colo. O mamão tem propriedades antioxidantes, que mostrou estar associado com a redução do câncer do colo, combatendo os radicais livres, segundo o Vitamins Diary.

6. Combate doenças da vesícula biliar nas mulheres.  

O mamão tem duas vezes mais vitamina C que a laranja. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, descobriu que mulheres possuem níveis mais baixos de vitamina C e por isso são mais propensas a ter problemas de vesícula. Mamão é uma fruta rica em vitamina C. Delicie-se!

7. Contra doenças cardíacas. Rico em antioxidantes, que são nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evitando, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames, segundo o WH Foods.

8. Pele de pêssego. Com todas as propriedades citadas, já deve ter concluído que o mamão é um alimento extraordinário e o reflexo disso é uma pele de pêssego, se associado com uma alimentação saudável e com a ingestão de bastante água.

9. Bom para os joelhos. 
Segundo a RD, a vitamina C presente no mamão pode proteger os joelhos e as estruturas de apoio. Joelhos fortes! Coma mamão.

10. Saboroso e versátil. Pode comê-lo puro, colocá-lo no meio de saladas (inclusive de frutas), sucos, vitaminas e, até mesmo, fazer máscaras para a pele. Quem não se lembra das famosas máscaras de mamão para o rosto feitas pelas vovós?

11. Gastrite. A papína existente no mamão é um excelente remédio natural contra a acidêz do estômago.


 Cuidar da saúde com essa fruta é mamão com açúcar. 


 
A fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias. Em geral é uma fruta excelente para a saúde. Veja abaixo 10 motivos pra te convencer de seus benefícios:

1. Bom para o intestino: Essa é a propriedade mais conhecida do mamão. Ele possui enzimas (papaína) que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. Tudo que possui fibras auxilia a prisão de ventre.

2. Alivia os sintomas da gastrite: O mamão cicatriza feridas internas.

3. Reduz o colesterol: É uma excelente fonte de fibras e se for associado a uma alimentação saudável e com a prática de exercícios pode contribuir para a redução do colesterol.

4. Melhora a saúde óssea: Devido ao fato de ter ácido fólico (derivado da vitamina B) ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose relacionada.

5. Livra do câncer do colo: O mamão tem propriedades antioxidantes, que mostrou estar associado com a redução do câncer do colo, combatendo os radicais livres.
6. Contra doenças cardíacas: Rico em antioxidantes, que são nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evitando, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames.

7. Pele de pêssego: Com todas as propriedades citadas, já deve ter concluído que o mamão é um alimento extraordinário e o reflexo disso é uma pele de pêssego, se associado com uma alimentação saudável e com a ingestão de bastante água.

8. Tem baixo valor calórico: Cada 100gr. contem em média 50calorias.

9. Possui vitaminas: É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo.

10. É indicada para quem possui estômago sensível!!!

A fruta é muito rica em propriedades terapêuticas possui muitos benefícios para saúde é muito indicado em dietas e tratamentos para perda de peso por ser diurético e digestivo a fruta é muito saborosa e pode ser associada a outras receitas como batido com leite, iogurte, outras frutas, mel entre outras.

Ele auxilia o intestino para o melhor funcionamento e regularização, age principalmente como um antiinflamatório combate várias doenças como a diabete, ulcera péptica e gota e ajuda ainda na prevenção contra o câncer, diminui o nível de colesterol no organismo e também é indicado para tratamentos contra a acne, anemia, feridas e resfriados.

Geralmente as sementes do mamão são jogadas fora, mas ao que se recomendam elas devem ser engolidas junto com a polpa para intensificar e melhor proveito das vitaminas da fruta como um todo, principalmente para quem sofre de gastrite, ele age como um suplemento que reforça o sistema dos nervos e pele tem eficácia em tratamentos contra a tosse, parasitose intestinal, ulcera gástrica, tem efeito antiflatulento e até minimiza as verrugas. Para consumir as sementes juntamente com a polpa da fruta é necessário que mantenha a película que envolve as sementes, no caso quando retiradas apresentaram um sabor amargo.

Uma pesquisa foi feita com o Papa João Paulo II, ele consumia mamão freqüentemente e aceitou fazer um experimento com um extrato de papaia fermentado, o objetivo era diminuir os sintomas do mal de Parkinson, o extrato faz com que diminua e até combata a degeneração neurológica causada pelo mal e que um dos principais sintomas é o tremor das mãos.

A fruta rica em sais minerais, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, potássio, vitaminas A, B, C, K, papaína, betacaroteno, o mamão é uma fruta pouco calórica 100% equivale a apenas 36 calorias.
O que o diferencia de outras frutas é que é encontrado durante o ano inteiro e dependendo do tamanho, cor e peso pode ter o gosto diferente um do outro, também podemos encontrar a fruta de diversos tipos como o famoso mamão papaia, mamão-macho, mamão-de baía, mamão-corda, mamão-femêa entre outros.

O preço da fruta também é bem acessível e geralmente não sofre alterações como outras frutas, é uma das primeiras frutas oferecidas ao bebê logo após o desmame.

O mamão é uma fruta constantemente relacionada ao combate à prisão de ventre e gases, pois contém substancias laxativas e fibras que são aliadas nesses casos.
Também é rico em vitamina C, beneficiando a pele e fortalecendo o sistema de defesa do organismo. A grande concentração de cálcio e potássio contribui na prevenção da hipertensão e problemas cardiovasculares.

Além disso, o mamão é bom para reduzir o colesterol, livrar do câncer do colo, aliviar os sintomas de sinusite, melhorar a saúde óssea e combater doenças na vesícula biliar nas mulheres. Também é ótimo para fazer parte da dieta de pessoas com estomago sensível e que querem manter o peso, pois possui baixas calorias.
Alguns estudos recentes mostram que o mamão pode ser benéfico no combate a catarata. Mamão é fonte de carotenoides como o betacaroteno, zeaxantina e luteína, que são complexos químicos e vitamínicos importantes para doenças da retina, como degeneração da mácula e distrofias retinianas. A retina é a membrana interna do olho responsável por captar sinais luminosos, por isso, o mamão pode evitar a progressão da catarata, que é justamente a opacificação dessa membrana.


 Cuidar da saúde com essa fruta é mamão com açúcar. 
Ela ajuda a prevenir o câncer de próstata, regula a flora intestinal e diminui o colesterol ruim

Os números são de assustar. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam a ocorrência de 40 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil por ano. Ainda de acordo com a entidade, a doença é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superada apenas pelo de pulmão. Uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos ajudam a prevenir esse problema. Comer mamão também.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que homens que ingeriam dez ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como o mamão, diminuíram em 50% o risco de desenvolver câncer de próstata. "Essa substância age contra a oxidação do colesterol, um processo que pode influenciar no desenvolvimento do tumor nessa região", diz a nutricionista Elaine de Pádua, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Saiba que em 100 gramas da fruta há em média 3,39 miligramas de licopeno, mais do que no tomate, com 3,31 miligramas. A sua biodisponibilidade, no entanto, é menor se comparada ao tomate cozido: 60% contra 70%.

Verão em alta

Nessa temporada, é bom redobrar os cuidados com a pele. As vitaminas A e C do mamão são ótimas para o rejuvenescimento da pele, devido às suas funções antioxidantes. O betacaroteno é o grande aliado do bronzeado perfeito: "Ele dá uma cor bonita à pele e a protege dos raios ultravioletas", afirma a dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP).
O betacaroteno e a vitamina A são ótimos agentes contra a acne, pois diminuem a secreção sebácea. Cremes naturais à base de mamão têm função hidratante e esfoliante. Márcia Grieco sugere uma receita:

CREME FACIAL DE MAMÃO

Ingredientes
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de aveia
2 colheres (sopa) de mamão papaia amassado

Preparo
Misture tudo e aplique no rosto. Deixe a máscara agir por 10 minutos e enxágue.

Mamão para dar e vender Existem mais de 57 espécies da fruta, mas, no Brasil, são plantados apenas três tipos: mamão comum; mamão-formosa, considerado o maior dos três e com o mais alto teor de açúcar; e o mamão-papaia, de sabor mais doce e preço baixo.

Prisão de ventre

Baixa imunidade, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, inchaço, insônia: esses são alguns dos sintomas que a prisão de ventre pode causar, além da característica evacuação inconstante. Os exemplos acima apontam para a importância de uma atividade intestinal eficiente, algo que o mamão (Carica papaya) conhece muito bem. A fruta é boa fonte de fibras, substâncias que ajudam a pôr ordem no sistema digestório.

De acordo com Elaine de Pádua, um dos problemas da constipação é a dificuldade de se formar um bolo fecal, tarefa que as fibras resolvem com facilidade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que um adulto deve ingerir de 25 gramas a 35 gramas diárias desse nutriente. Metade de um mamão papaia oferece seis gramas. Não é muito, mas levando em consideração as outras refeições que fazemos no dia, a ajuda é bem-vinda. "Por isso, coma o alimento logo de manhã", afirma. As fibras também têm função protetora. Para o bom funcionamento intestinal, deve existir um equilíbrio entre as bactérias boas (probióticos) e as ruins (patogênicas). O desequilíbrio entre essas substâncias é chamado de disbiose, doença que causa o aumento de fungos na corrente sanguínea, baixando as defesas do organismo. Nídia Denise Pucci, chefe de divisão de nutrição e dietética do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC), dá três dicas para evitar esse problema: "Coma ½ mamão por dia, beba água e pratique exercícios físicos", declara.

Café da manhã turbinado

Veja a quantidade e algumas dicas para adicionar o mamão à primeira refeição do dia

- Consuma ½ mamão papaia ou uma fatia do formosa por dia.
- O mamão in natura tem mais fibras do que uma vitamina da fruta.
- Misture o alimento com granola ou aveia para aumentar a quantidade de fibras.
- As sementes do mamão podem ser aproveitadas. Torre-as no forno e salpique-as sobre a salada. Também são ricas em fibras.
- Não coma a fruta em caso de diarreia.

Em estudo, revelou- se que a ingestão de betacaroteno, encontrado no mamão, diminui o risco de problemas coronários

Boa Digestão

A papaína é uma enzima que auxilia a digestão, tanto que é chamada de "amaciante de carne", porque promove a hidrólise de proteínas (quando estas são quebradas em moléculas menores). A carne vermelha leva de quatro a seis horas para ser digerida. Comer alguns pedaços de mamão é uma forma de acelerar esse processo.

A enzima também colabora para a absorção dos nutrientes pelo organismo, o que é uma boa notícia para quem está com constipação. Esse problema diminui a ação de vitaminas e minerais e também a produção de serotonina, um neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar. Por isso ficamos ansiosos. E como a ansiedade sempre vem acompanhada da fome, a tendência é comer mais do que precisamos. Aí, os quilos aumentam e a nossa saúde diminui. "A ingestão de uma fatia de mamão ajuda a amenizar esse quadro ansioso", sugere a nutricionista Renata Colaneri, coordenadora da equipe de nutricionistas da empresa Sistema EstarBem - Nutrilógica.

Cuidados na gestação

A prisão de ventre é um problema encontrado com mais frequência nas gestantes. Durante os nove meses da gestação, há um aumento de progesterona, hormônio que diminui o peristaltismo intestinal, retardando a eliminação das fezes.

A posição do bebê na barriga da mãe também pode provocar a constipação. Para formar o bebê, os órgãos da grávida tendem a ficar espremidos. Principalmente o intestino, que é pressionado, alterando seu funcionamento.

Uma boa digestão é essencial para o bem-estar da mulher nessa fase, evitando hemorroidas, desconforto e gases. Além de suas funções digestivas, comer mamão pela manhã repõe as concentrações de glicose e frutose, diminuídas devido ao jejum noturno. Assim, com as taxas de açúcar equilibradas, os enjoos são menores.

Saúde por fora e por dentro

A pigmentação amarelo-alaranjada do mamão indica a presença de uma substância bem-vinda para a saúde dos cabelos, da pele e dos olhos: o betacaroteno. Trata-se de um carotenoide precursor da vitamina A, que também age no siste- ma imunológico e ajuda na prevenção de gripes, resfriados e outras doenças.

Além disso, o betacaroteno é aliado do coração. Um estudo publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a ingestão do composto está associada à redução de problemas coronários. Uma de suas funções, segundo os autores da pesquisa, foi a de ajudar no controle do colesterol ruim (LDL). "Outros alimentos, como a cenoura, a abóbora e o pêssego, também são fontes dessa substância", diz a nutricionista Elaine de Pádua.

Comer a fruta todos os dias também tem a ver com promover a juventude. O mamão é rico em vitamina C e ferro, dois antioxidantes que inibem a ação danosa dos radicais livres às células. O estresse é um dos fatores que aumentam a produção desses vilões. Com o envelhecimento das células, o corpo sente mais rapidamente os efeitos da idade e o organismo torna-se mais fraco para se defender das doenças.

Polpa versus casca
Fibras
Polpa: 1,27 gramas
Casca: 1,94 gramas

Vitamina C
Polpa: 56,4 miligramas
Casca: 52,8 miligramas

Carotenóides
Polpa: 99,3 miligramas
Casca: 11,2 miligramas

Fonte: portal Universidade Estadual Paulista (UNESP

Suco para intestino preso

Ingredientes
½ copo de água mineral
1 rodela de abacaxi
½ mamão
½ maçã com casca
¼ de cenoura
1 colher (chá) de gengibre ralado

Preparo
Bata no liquidificador e adoce a gosto.

Rendimento
1 copo

Fonte: Nídia Denise Pucci, nutricionista chefe de divisão de nutrição e dietética do Hospital das Clínicas de São Paulo

Musse de mamão papaia

Ingredientes
1 mamão papaia
1 e ½ envelope de gelatina em pó sem sabor e cor
4 claras de ovo
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
3 envelopes de adoçante em pó

Preparo
Amoleça a gelatina em 4 colheres (sopa) de água fria. Adicione ½ xícara (chá) de água fervente e mexa até dissolver a gelatina completamente. Bata no liquidificador com a polpa de mamão até obter a consistência de um purê espesso. Em outro recipiente, bata as claras em neve com o leite em pó e o adoçante. Misture delicadamente ao purê de mamão e leve para gelar já dividido em taças.

Rendimento
1 copo

Fonte: Nídia Denise Pucci, nutricionista chefe de divisão de nutrição e dietética do Hospital das Clínicas de São Paulo

Vitamina laxante

Ingredientes
1 copo de água
¼ de mamão papaia
8 ameixas secas sem caroço
1 colher (sopa) de frutose
1 colher (sopa) de germe de trigo
1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada moída

Preparo
Bata no liquidificador e sirva.

Rendimento
1 copo

Creme de mamão

Ingredientes
1 mamão cortado em cubos
Suco de ½ limão
Raspa de ½ limão
3 colheres (sopa) de ricota fresca passada na peneira
1 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
2 colheres (sopa) de açúcar

Preparo
Misture todos os ingredientes e pingue gotinhas de limão por cima.

Rendimento
4 porções

Fonte: Elaine de Pádua, nutricionista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo

Creme de papaia light

Ingredientes
2 mamões papaia
4 bolas de sorvete de creme diet
Falso Licor de Cassis
½ xícara (chá) de geleia de amora diet
½ xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (chá) de amido de milho

Preparo
Falso licor de cassis: bata os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar.
Creme de papaia: bata os mamões com o sorvete no liquidificador e coloque em 4 taças. Regue com um pouco de falso licor e sirva.

Rendimento
1 copo

Dica: sirva na hora, para evitar que o doce fique amargo.

0 comentários:

Postar um comentário